DICAS DE ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA

Boa parte das empresas, principalmente quando estão iniciando, colocam todo o seu foco para área de vendas e por diversas vezes esquecem ou deixam por último a saúde financeira de seu negócio.

O financeiro necessita de um planejamento seja ele mensal ou anual, e de um controle eficaz e periódico. 

E para isso segue algumas dicas:

1 - Acompanhe o fluxo de caixa - Esse acompanhamento deve ser diário e sempre contando já com a programação semanal e até mesmo mensal.

 

2 – Separe as contas pessoais e empresariais - Nesse ponto muitas vezes as empresas acabam errando, não conseguindo fazer a separação de até onde vai as despesas e custos da empresa e seus custos pessoais.

 

3 - Não deixe pequenas despesas em segundo plano - Todas as despesas devem ser consideradas no planejamento, desde a parte de papelaria ao material de limpeza da empresa. Ela não deve ser focada somente nas constas grandes e fixas como água, luz e aluguel, entre outras.

 

4 - Possua reservas e economias – É primordial ter uma reserva para as emergências que podem ocorrer no meio do percurso, ou seja não coloque todo o investimento em uma situação, pois situações atípicas podem aparecer e assim evitam-se surpresas e desconfortos.

 

5 - Negocie boas condições de pagamento - Saiba fazer negócio, sempre tente negociar a melhor forma de pagamento sem pesar no seu financeiro, tenha uma boa relação com os seus fornecedores.

 

6 - Pesquise as condições de bancos – Habitualmente pesquise as taxas de banco e as ofertas que melhor possam ajudar a sua empresa, mesmo que isso signifique migrar para outros bancos se necessário.

 

A falta de planejamento financeiro em muitos casos acarreta no “fechamento de portas” pela má administração financeira. Conte com os serviços de assessoria financeira da MEGA Financeiro para ajudá-lo na gestão de seus recursos e assim conduzi-lo na tranquilidade e prosperidade do seu negócio!

Voltar á pagina anterior