ANALISE 2019 PARA CRESCER EM 2020.

Você conhece a análise SWOT? Ela é uma das mais conhecidas e importantes ferramentas de planejamento estratégico.

A sigla SWOT significa Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças).  A SWOT é um sistema simples de análise que visa verificar a posição estratégica de uma determinada empresa em seu ramo de atuação.

A análise consiste em criar um quadro dividido em quatro partes, de um lado fica o que influencia positivamente a empresa e do outro lado o que influencia negativamente, na parte superior ficam as características ligadas diretamente a empresa e na inferior fica o que é relacionado ao ambiente externo.

A parte mais difícil da análise é observar de maneira clara quais os atributos colocar em cada lado, então segue algumas dicas sobre o que deve ser levando em conta na hora da elaboração da SWOT.

Forças: Qual é a sua melhor vantagem em relação ao produto do seu concorrente, o preço, a localização da loja, uma equipe de vendas experiente, ou seja, no que a sua empresa é melhor?

Fraquezas: Sua equipe está 100% engajada? A sua mão de obra é qualificada? O seu preço é competitivo?

Para analisar as forças e as fraquezas devemos classificar o desempenho e a importância das características de quatro esferas gerenciais: Marketing, Finanças, Produção e Organização. As forças e fraquezas se encontram dentro das fronteiras de sua empresa. 

É internamente que podemos manejar e administrar de forma estratégica, com controle sobre cada fator.

Oportunidades: São fatores que influenciam positivamente a empresa, ou seja, todas aquelas condições ambientais em que a empresa pode se beneficiar e sair na frente da concorrência.

Ameaças: São definidas como a possibilidade de influências negativas sobre o lucro impostas por uma tendência ou situação desafiadora, elas podem ser ligadas aos seus concorrentes ou uma nova lei que está sendo analisada, algo que poderá causar impacto na empresa.

Mas porque fazer uma análise SWOT?

A análise SWOT é considerada uma ferramenta clássica da administração, indicada para empresas de todos os portes, ela é muito útil porque incentiva a análise da empresa sob diversas perspectivas e de forma simples, objetiva e propositiva. Analisar os pontos propostos pela SWOT possibilita o empreendedor a organizar um plano de ação para reduzir riscos e aumentar as chances de sucesso da empresa.

Voltar á pagina anterior