CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) era um documento obrigatório para todas as pessoas que passam a prestar qualquer tipo de serviço, seja na indústria, comércio, doméstico, entre outros.

 

Agora, a partir da lei nº 13.874 de 20 de setembro de 2019, as carteiras de trabalho passam a ser somente digital visando modernizar o acesso às informações do trabalhador. Essa nova ferramenta está disponível para todos os cidadãos através de um aplicativo que deve ser instalado em seu celular.

 

Através da carteira digital, é possível ter todas as informações de experiências profissionais, como data de admissão, data de demissão, salário entre outros. Isso é possível pois há uma integração de diversos bancos de dados do governo federal através do número do CPF.

 

Para ter acesso às suas informações profissionais, deverá primeiramente criar uma conta de acesso no site www.gov.br/trabalho, após a conta criada você pode acessar o aplicativo da carteira digital com o número de CPF e senha. Com essa nova regra, as anotações que antes ficavam na CTPS física, passarão a ser realizadas eletronicamente pois a identificação será somente o número do CPF do trabalhador que passa a ser o número válido para fins de registro trabalhista.

Voltar á pagina anterior