MEI: PRECISA DE CONTADOR?

Hoje o Microempreendedor Individual (MEI) permite que ele cuide de praticamente tudo sozinho, na hora de formalizar seu empreendimento, mas com todo o decorrer do processo uma das perguntas que muitos questionam é se o MEI precisa de contador. Na verdade, não precisa obrigatoriamente de um contador, mas para alguns  procedimentos, a ajuda de um profissional é fundamental.  Pois, além de utilizar os recursos disponibilizados pelo mesmo, ele auxilia o empreendedor sobre o funcionamento do negócio, fazendo com que a empresa se organize e traga mais resultados efetivos. Levando isso em conta o MEI não se livra das obrigações que ele tem que lidar com as questões de desenvolvimento do negócio, seja emissão de notas fiscais, declaração de IR, recolhimento de impostos, contratação de empregado entre outros. Nesses momentos, o microempreendedor tem duas opções: ou opta pela ajuda de um contador, ou fica sujeito a cometer equívocos, podendo pagar caro futuramente. Nem todo empreendedor tem conhecimentos completos sobre as burocracias do seu negócio, e com o MEI também não seria diferente.

O contador é a assessoria ideal para o empreendedor independente do porte da empresa e em diversas situações. A legislação tributária brasileira é conhecida pela sua burocracia e suas mudanças constantes. Com isso, a preocupação dos empreendedores de se manter sempre dentro da legislação só aumenta.  Ter uma equipe focada nesse tipo de serviço facilita a rotina e livra o empreendedor de muitas dores de cabeça. Muitos dos erros cometidos em procedimentos fiscais e tributários ocorrem por falta de conhecimento dos processos. Com a ajuda da contabilidade esses erros são reduzidos a zero, livrando o seu negócio de sofrer penalizações e transtornos com os órgãos do governo. A não obrigatoriedade em relação a contratação de um contador por parte do MEI, pode influenciar o empreendedor a querer sempre cuidar de tudo sozinho. Porém, existem momentos em que o MEI precisará da ajuda de um profissional por diversos motivos.

Optando pela ajuda desse profissional, o empreendedor poupará tempo, dinheiro e vai otimizar ainda mais a sua rotina, pois terá à sua disposição alguém que cuidará de sua contabilidade por inteiro.

Conte com a Mega sempre!

Voltar á pagina anterior